Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Croácia: Dubrovnik


Dubrovnik fica em Dalmácia uma das regiões mais encantadoras da Europa, como também é a região mais visitada da Croácia. Junto às águas límpidas do Adriático, Dubrovnik era, até a guerra irromper em 1991, um dos grandes destinos turísticos internacionais da Dalmácia, renomada pela beleza de seus monumentos, muros magníficos e atmosfera acolhedora.

Só após o acordo de Erdut, de 1995, é que a vida da cidade começou a voltar ao normal. A Unesco e a União Européia formaram uma comissão especial para a reconstrução de Dubrovnik, e em curto espaço de tempo boa parte dos danos foi reparada. Hoje Dubrovnik é outra cidade. Linda!

Principais atrações turísticas:

Muros: Símbolo de Dubrovnik, os muros oferecem vistas esplêndidas da passarela dos guardas. Os muros e muralhas têm 1.940m de extensão e em algumas partes atingem uma altura de 25m.
Portão Pile: Esta é entrada principal para o velho centro fortificado. A ponte de pedra que leva ao Portão Pile é de 1537.

Torre Minceta: Esta é estrutura defensiva dos muros mais visitada. Foi projetada em 1461 e concluída três depois. A torre semicircular é coroada por uma segunda torre com vãos no topo.
Grande Forte de Onofrio: Este é um dos monumentos conhecidos da cidade. Fica na praça que se abre logo após o Portão Pile.

Stradùn (Placa): Esta rua ampla, que cruza a cidade de leste a oeste entre dois portões, é conhecida como Etadun ou Placa. Ela foi construída no século 12, por meio da drenagem e terraplanagem do canal pantanoso que separa a ilha de Ragusa do continente.

Igreja de São Blásio: É uma igreja linda e contém muitas obras de arte barrocas. O altar principal tem uma estátua do padroeiro Blásio produzida no século 15, em prata folheada a ouro. Ela mostra o santo segurando uma miniatura da cidade.

Palácio do Reitor: Durante séculos o Palácio do Reitor foi o centro político e administrativo da República de Ragusa, abrigando o Conselho Superior, as instalações do reitor e salas para reuniões diplomáticas e audiências oficiais.

Catedral e Tesouro: A catedral foi construída pelos arquitetos romanos Andrea Buffalini e Paolo Andreotti após o terremoto de 1667. O interior tem três naves cercadas por três absides. Pinturas de artistas italianos e dálmatas dos séculos 16-18 decoram os altares, ao passo que a Assunção de Ticiano domina o altar principal.

Mosteiro Domiciano: A construção do mosteiro começou em 1315 e logo ficou claro que, devido ao tamanho do complexo, os muros da cidade teriam de ser ampliados. Um longo lance de degraus com balaustrada de pedra leva à igreja. A porta, obra de Bonino de Milão, é decorada com uma estátua romântica de São Domingos. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário