Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Eslováquia: Bratislava


Localizada ao sul da Eslováquia, Bratislava, às margens do Rio Danúbio, é a maior cidade do país. Seu porto é um dos mais importantes do Danúbio. A cidade situa-se em uma posição estratégica em relação ao resto do país tornando-se, assim, uma vantagem diferencial; os acessos para rodovias e estradas de ferro ligam facilmente a cidade aos países vizinhos da Europa Central, como a Áustria e a República Tcheca.

Tem um moderno aeroporto internacional, como também modernos complexos comerciais, empresarial e residencial de arquiteturas contemporâneas.

Bratislava é também uma cidade antiga, com a sua requintada Cidade Velha, impecavelmente reformada, aos pés da sua construção mais famosa, o castelo localizado no alto do morro e às margens do Rio Danúbio.

Na Cidade Velha as ruas e praças são livres de trânsito são ladeados por lindos palácios de estilo barroco da aristocracia húngara, que antes constituía a elite da cidade. A maior dessas construções é o Palácio Grassalkovitch, também conhecido como Palácio Presidencial, por ser atualmente a residência oficial do presidente da Eslováquia.

Outra atração turística é o Castelo de Bratislava que fica num penhasco em posição dominante sobre o Rio Danúbio. Visível de longe, O Castelo deve o seu apelido “mesa emborcada” às quatro torres laterais que se assemelham a uma mesa virada.

Além da centralização da Cidade Velha, existem bairros modernos, com blocos de apartamentos construídos no início do século XX. Os bairros, entre eles, destacam-se o bairro de Petrzalka localizados ao sul do Danúbio são ligados ao centro por um determinado número de pontes, das quais a mais impressionante é a futurista Novy Most (Ponte Nova), que abriga um restaurante cujo formato se parece a um óvni.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário