O mercado de saúde mudou
muito nas últimas décadas. Não basta o profissional de saúde possuir
competência técnica na sua especialidade. Isso não é mais suficiente para ele
atrair e reter clientes/pacientes.
O mercado de saúde, hoje,
busca o profissional que, além de dominar técnicas para prevenção e tratamento
de doenças, procure também encantar o cliente/paciente.
Uma das ferramentas na
gestão dos negócios é o marketing, entendido aqui, como tudo aquilo capaz de
resolver um problema para satisfazer as necessidades e desejos dos
clientes/pacientes.
Assim, o papel do marketing
na área da Saúde é auxiliar o profissional a identificar desejos e necessidades
dos clientes/pacientes; avaliar a compatibilidade entre a sua especialidade e a
localidade em que está instalado seu consultório ou clínica; potencializar a
relação entre a recepção e clientes/pacientes e entre médicos e seus
clientes/pacientes; e criar e manter um bom banco de dados dos clientes/pacientes;
entre outras atividades.
Em suma, a proposta do
marketing na área da Saúde é de aumentar a credibilidade no serviço prestado e
a qualidade percebida pelos clientes/pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário