Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Tico, o pescador e o Analista de Wall Street (*)

“ Um empresário americano estava no píer de um vilarejo na Costa Rica quando um pequeno barco com pescador atracou. Dentro havia vários atuns amarelos muito grandes.
O americano cumprimentou o pescador Tico pela qualidade de seu peixe e perguntou quanto tempo ele levou para pescá-los.
Tico respondeu: ‘Só um pouquinho’. Então o americano perguntou por que ele não ficou mais tempo o suficiente para cobrir as necessidades imediatas da família.
Então o americano perguntou: ‘Mas o que você faz no resto do tempo?’
E o pescador respondeu: ‘Durmo tarde, pesco um pouco, brinco com meus filhos, faço a sesta com minha esposa Maria, ando pela vila à noite, onde tomo vinho e toco violão com meus amigos. Tenho uma vida plena e ocupada, senhor’.
O americano disse com ironia: ‘Sou executivo de Wall Street e posso ajudá-lo. Você deveria gastar mais tempo pescando e com os rendimentos compraria um barco maior e teria uma página na web. Um plano para progredir lhe forneceria capital para ter vários barcos novos. Eventualmente, você teria uma frota de barcos pesqueiros. Em vez de vender o que pesca para um intermediário, você venderia diretamente para o processador, e poderia abrir sua própria fábrica para enlatar o peixe. Você controlaria o produto, o processamento e a distribuição. Precisaria sair dessa pequena vila costeira e mudar-se para San José, Costa Rica, então para Los Angeles e eventualmente para a cidade de Nova York, onde terceiraria tarefas a clientes para o ajudarem a dirigir o empreendimento em expansão em um mercado vertical’.
O pescador Tico perguntou: ‘Mas, senhor, quanto tempo tudo isso levaria?’
O americano respondeu: ’15 a 20 anos’.
‘Mas, e então, senhor’?
O americano riu e disse: ‘Esta é a melhor parte. Quando chegar a hora certa, você anunciará uma Oferta Pública Inicial e venderá ações de sua empresa ao público e ficará muito rico. Você ganhará milhões’.
‘Milhões, senhor? E daí?’.

O americano disse: ‘Então voc6e se aposentará, se mudará para um pequeno vilarejo costeiro onde poderá dormir tarde, pescar um pouco, brincar com os filhos, fazer a sesta com sua esposa e andar pela vila à noite, onde tomará vinho e tocará violão com seus amigos’.

(*) Extraído do livro “Reposicionamento”  dos autores Jack Trout e Steve Rivkin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário