Uma das atrações turísticas mais prestigiada, hoje, em
Lisboa é o Chiado, localizado entre o Bairro Alto e a Baixa Lisboa. Lá se
encontra as mais diversas lojas de designs, atelieres, galerias de arte,
museus, restaurantes, cafés típicos e modernos, livrarias, teatros e muitas
manifestações artísticas e culturais.
Frequentado por intelectuais modernistas é um bairro
histórico e romântico. Lá se encontra também a Associação de Futebol de Lisboa. A estátua de Luís Camões, no largo com o seu nome, a Rua Garrett
(principal artéria comercial do bairro), os famosos cafés, entre eles o célebre
“A Brasileira”, onde almoçamos, cuja calçada fica a figura famoso poeta
Fernando Pessoa, sentado num dos seus locais preferidos da cidade e, onde os
visitantes, tiram fotografias ao seu lado.
Os teatros da Trindade, de São Luiz e de São Carlos (único teatro de ópera em Portugal), o Convento do Carmo, o Elevador de Santa Justa, o Palácio Valadares (no local onde foi fundada a primeira universidade de Portugal), o Museu Nacional de Arte Contemporânea, e as Igrejas do Loreto, a de Nossa Senhora da Encarnação, e a da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, são apenas alguns dos importantes monumentos e símbolos Lisboetas que o Chiado estão orgulhosamente situados nessa área.
Em 1988 um grave incêndio de elevadas dimensões devastou o Chiado, que tem tido obras de restauração permanentes desde essa fatídica data. As obras têm dotado este espaço já tão especial e histórico, de novas e remodeladas infraestruturas mais adequadas aos tempos modernos, tendo o projeto sido dirigido pelo conceituado arquiteto Português Siza Vieira. Vale passar uma tarde/noite no Chiado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário