Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Ilha da Madeira (Funchal)

A Ilha da Madeira apresenta uma área de 741 km2, 57 km de comprimento e 22 km de largura.

A sua posição geográfica privilegiada pelas montanhas conferem à ilha da Madeira uma espantosa amenidade climática, com temperaturas médias muito suaves, que oscilam entre os 25° C no verão e os 17° C no inverno, aliadas a uma humidade moderada.

Por influência da corrente quente do Golfo do México, a água do mar é igualmente muito temperada, apresentando médias no verão de 22°C e de 18°C no inverno.

Funchal, capital do arquipélago da Madeira, foi declarada cidade nos anos 1500 e tornou-se um importante ponto entre o velho e o novo mundo. A descontraída cidade deve muito de sua importância histórica ao "ouro branco", o açúcar da Ilha da Madeira. Hoje, Funchal é famosa por seu clima, vinho e artesanato atraentes. Os principais pontos turísticos incluem o Mercado dos Lavradores, as Bodegas Blandy e o Museu de Arte Sacra. Habitantes amistosos, ruas tranquilas e táxis baratos tornam a cidade fácil de percorrer.

Funcionando desde 16 de Novembro de 2000, o Teleférico do Monte tem 39 cabines de 7 lugares cada. Este teleférico liga a Zona Velha da Cidade do Funchal à freguesia do Monte em cerca de 15 minutos. O percurso proporciona espetaculares vistas sobre toda a baía do Funchal. A estação do Funchal situa-se no Campo Almirante Reis, a do Monte no Largo das Babosas.

O Mercado dos Lavradores, com projeto da autoria de Edmundo Tavares (1892-1983), foi inaugurado a 24 de Novembro de 1940. Testemunho da arquitetura do Estado Novo, reflete, pela grandiosidade da sua concepção, sua intenção tornar num grande polo abastecedor da cidade.

A sua fachada, a porta principal e a peixaria, os grandes painéis de azulejos da Faiança Batisttini de Maria de Portugal, datados de 1940 e pintados com temas regionais, por João Rodrigue, são grandes atrações.

O seu espaço é organizado em pequenas "Praças", "Largos", "Ruas" e "Escadinhas". Ali são vendidos  produtos de toda a espécie, misturando-se cores, sons, cheiros e gentes diversas.

O cadeiral da capela-mor, baseada no estilo flamengo, a porta principal, com linhas góticas e as peças de talha dourada do século XVII evidenciam algumas das características arquitetônicas do período manuelino. A beleza arquitetônica desta Catedral está associada às suas linhas hispano-árabes e romano-góticas. Construída em 1514, possui um dos mais belos tetos de Portugal feito em madeira da Ilha.

A igreja foi construída sobre os alicerces da primitiva ermida mandada construir por Adão Gonçalves, filho de Gonçalo Aires Ferreira, escudeiro do Infante e povoador da ilha.

Mais tarde, por exigências do culto e aumento do número de fiéis, a igreja foi ampliada.

Em 1748 um terramoto deixou a nova igreja muito arruinada. A igreja foi, por diversas vezes, alvo de obras que a embelezaram e a tornaram num templo de fachada singela com as suas duas torres sineiras, que se avistavam do mar, e serviam como ponto de referência para os marinheiros.

No altar-mor encontra-se a imagem de Nossa Senhora do Monte, venerada desde os primórdios do povoamento da ilha da Madeira. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário