Páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Algarve: Faro


De Sagres ao Guadiana, a cidade de Faro é uma região de sol, praia, peixe e marisco. Faro tem uma área total de 4.954,5 quilómetros quadrados e, é a região mais ao Sul de Portugal Continental.

A cidade de Faro corresponde à região do Algarve, nome que deriva da palavra árabe "Al-Gharb". A cultura árabe teve uma contribuição muito grande na arquitetura da região.

A região é extensa e com um clima mediterrânico, oferecendo temperaturas agradáveis durante todo o ano. Na cidade de Faro encontram-se algumas das praias mais bonitas da Europa.

O património histórico é outro ponto de paragem obrigatória. A arquitetura das casas caiadas com chaminés de beleza inigualável, os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio, contribuem para a singularidade deste destino. Visitar Aljezur, Lagos, Silves, Faro, Tavira, Castro Marim e Alcoutim é descobrir em cada museu, igreja, fortes e castelos a história portuguesa.

Nos arredores da cidade, importa destacar a beleza do Parque Natural da Ria Formosa, que se estende desde Cacela Velha à Quinta do Lago. Para além das praias e das serras algarvias, onde se podem fazer caminhadas, destaquem-se as animadas noites algarvias e os magníficos campos de golfe que se estendem por toda a região.

Num local com tanta qualidade e variedade, o peixe e o marisco são reis. Confeccionados com receitas próprias que os realçam, como as cataplanas, as caldeiradas, sopas de peixe, ou os petiscos. Dos Carapaus aliados à tradicional sardinha assada em Portimão, acompanhando com uma salada montanheira na Cacela, o bife de atum de Tavira e o polvo de Santa Luzia. Ou ainda as deliciosas ameijoas, conquilhas, lingueirão, ostras da Baleeira, de Alvor e da ria Formosa, pelas lulinhas e choquinhos em todo o Algarve.


Os frutos dão sabor a doces, como os de amêndoa, de laranja, de figo, e os morgados, os dom rodrigos. Entre esses frutos, há os que dão sabor a licores e aguardentes, como o medronho da serra, e a amêndoa amarga, para provar gelada.

Além de Faro visitamos as cidades Olhão e Albufeira situadas no Algarve.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário