Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Cinema Chinês


Shanghai
Quando tivemos a oportunidade de visitar a China procuramos pesquisar como funcionava o cinema chinês. Visitamos alguns estúdios, como por exemplo, Shanghai Film Art Center, assim como passeamos na Hollywood Road em Hong Kong.

Hollywood Road

Dos velhos clássicos como Anjo da Rua (1937) feitos durante as brigas de gangues em Shanghai, o cinema chinês conquistou novos níveis de sucesso internacional, com o trabalho de diretores chineses, entre eles, Zhang Yimou.

Filmes como Adeus Minha Concubina (1993) que foi dirigido por Chen Kaige, um cineasta pós-revolução cultural. Foi um grande sucesso. O filme evoca incertezas morais e se passa no mundo da ópera chinesa tradicional.

Hong Kong
Em Hong Kong, a indústria cinematográfica trilhou num segmento próprio e ficou famosa pelos filmes de ação, principalmente, das artes marciais chineses. Jackie Chan com a Saga do Dragão, fez grande sucesso ao ponto de se transferir para Hollywood.

Beijing

Em Beijing (Pequim) os cinemas exibem poucos filmes falados em inglês e/ou francês. Alguns bares e embaixadas sim exibem filmes esporádicos com legendas ou áudio em inglês ou dublados. Mas, são raros destacando-se as salas UME Internacional Cineplex e Studio City também em Shanghai.

Beijing

2 comentários: