Existe diferença entre marketing político e
marketing eleitoral? Sim existe. E saber distinguir é fundamental para decisão
de campanhas eleitorais. A diferença entre os dois marketing envolve uma série de fatores, tais como: estratégias,
táticas, conceitos de campanha, posicionamento de candidatos, propagandas,
mídias, etc.
O Marketing Político, ou marketing de
governança, é composto por um conjunto de ações que visam divulgar as ações de
um detentor de cargo eletivo durante a duração do seu mandato. Tem como
objetivo criar junto ao público-alvo, uma imagem que será usada tanto em
futuras disputas eleitorais, como também em situações em que o apoio popular é
necessário para se atingir um determinado fito político ou social, como nas
propostas de novas leis ou reforma legislativas, por exemplo.
O Marketing Político é uma estratégia de
longo prazo que tem como objetivo principal a criação e divulgação de uma marca
pessoal. Visa, portanto, compatibilizar o discurso do político com os anseios e
necessidades do seu público-alvo/eleitorado e tornar-se uma pessoa conhecida e
com influência junto aos seus eleitores visando apoio político e eleitoral.
O Marketing Eleitoral, é o contrário do
marketing político. Seu objetivo é simplesmente adotar um foco único e
desenvolver ações de comunicação e divulgação voltadas para um determinado pleito eleitoral. É, na
verdade, uma estratégia de curto prazo, que deve ser bem definida e de fácil
execução para esse período.
O Marketing Eleitoral não deve estar
dissociado do marketing político, pois um complementa o outro, tanto no período
pré-eleitoral quanto no pós-eleitoral.
Portanto, a diferença entre marketing
político e marketing eleitoral consiste basicamente nas estratégias adotadas
para cada caso. O primeiro é direcionado para o longo prazo, enquanto o segundo
para curto prazo. Pense nisso!
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