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quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Marketing Politico x Marketing Eleitoral

Existe diferença entre marketing político e marketing eleitoral? Sim existe. E saber distinguir é fundamental para decisão de campanhas eleitorais. A diferença entre os dois marketing envolve uma série de fatores, tais como: estratégias, táticas, conceitos de campanha, posicionamento de candidatos, propagandas, mídias, etc.

O Marketing Político, ou marketing de governança, é composto por um conjunto de ações que visam divulgar as ações de um detentor de cargo eletivo durante a duração do seu mandato. Tem como objetivo criar junto ao público-alvo, uma imagem que será usada tanto em futuras disputas eleitorais, como também em situações em que o apoio popular é necessário para se atingir um determinado fito político ou social, como nas propostas de novas leis ou reforma legislativas, por exemplo.

O Marketing Político é uma estratégia de longo prazo que tem como objetivo principal a criação e divulgação de uma marca pessoal. Visa, portanto, compatibilizar o discurso do político com os anseios e necessidades do seu público-alvo/eleitorado e tornar-se uma pessoa conhecida e com influência junto aos seus eleitores visando apoio político e eleitoral.

O Marketing Eleitoral, é o contrário do marketing político. Seu objetivo é simplesmente adotar um foco único e desenvolver ações de comunicação e divulgação voltadas  para um determinado pleito eleitoral. É, na verdade, uma estratégia de curto prazo, que deve ser bem definida e de fácil execução para esse período.

O Marketing Eleitoral não deve estar dissociado do marketing político, pois um complementa o outro, tanto no período pré-eleitoral quanto no pós-eleitoral.


Portanto, a diferença entre marketing político e marketing eleitoral consiste basicamente nas estratégias adotadas para cada caso. O primeiro é direcionado para o longo prazo, enquanto o segundo para curto prazo. Pense nisso!

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