Páginas

sábado, 18 de setembro de 2021

Meus Livros

Esta postagem se refere aos meus livros publicados durante minha vida acadêmica nas Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Faz parte também de trechos do Capítulo 18 do meu futuro livro, a ser ainda lançado nesse ano, intitulado "Um Setentão Caminhante".

Trabalhando e já próximo à minha aposentadoria na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lecionei por 35 anos, nos cursos de Graduacão e Pós-Graduação (Mestrado) em Administração de Empresas, resolvi escrever artigos para revistas e jornais, como também  livros focados em Marketing, Turismo e Gestão de Negócios.

 

O primeiro deles foi denominado “Estudos de Casos no Treinamento de Executivos”, publicado pela Qualitymark Editora – Rio de Janeiro. ISBN 85-7303-040-2, no ano de 1975. Este livro objetivava fornecer orientação para elaboraçao e utilização de casos no ensino de Graduação e Pós-Graduação em Administração e Treinamento de Executivos.

 


O fito em escrever este livro era enriquecer e dinamizar o processo educacional nas salas de aula dos cursos em Administracão de Empresas, vez que até então, só se utilizava de aulas teóricas, desprezando por ausência da literatura nacional,  descrições de situações vivenciadas no mundo dos negócios. Assim, busquei minimizar o hiato, existente entre o mundo acadêmico e a realidade existente no mundo empresarial, possibilitando maior interação dos modelos téoricos discutidos durante as aulas e sua aplicação nas empresas, pois em ciência, a pratica nada mais é do que a teoria aplicada.

 


Na minha vivência como professor e consultor de empresas enfrentei vários desafios, tanto em sala de aula, como nas empresas que prestei serviço. Esses desafios, na verdade, eram casos ou cases em que eu presisava resolver, através de decisões gerenciais. Afinal, a informação é a essência para o processo decisório, pois o mesmo é cognitivo, isto é envolve conhecimento de todas as possiveis variáveis que agem sobre o problema.

 

Dediquei este livro para meus país, Carlos e Leonor Trigueiro e minha tia, Amélia (Mamãe), credora do mesmo afeto filial. Eles ensinaram-me, que ajudar as pessoas a fazer o melhor é o objetivo mais nobre que se pode almejar. Dediquei também para minha esposa Ângela e meus filhos Carlos Filho e a Raquel, que muito me estimularam a escrever este livro e nunca duvidaram do valor do trabalho,  aceitando compreensivamente, a minha ausência em tantas horas que  seriam dedicadas ao convívio familiar.


 

O livro foi um sucesso nos cursos de graduação e pós-graduação em várias instituições de ensino superior no país. Ao ponto da editora me solicitar uma revisão e acrescentar novos capítulos para publicar a 2a. Edicão. E, foi o que fiz. Em 1999, a Qualitymark Editora do Rio de Janeiro – ISBN 85-7303-200-6, lançou no mercado a segunda edição. Atualmente, o livro se encontra esgotado e estou em negociação para apublicação da 3a. Edição.

 

Também, abriu uma porta para que eu realizasse cursos e palestras em várias universidades e faculdades do país, como também incrementou meu trabalho como consultor de empresas.

 




O segundo livro foi publicado também pela mesma editora, ou seja, a Qualitymark Editora do Rio de Janeiro. Sua publicação se deu em 2001. Um fato pitoresco deve ser registrado. No início a editora publicou o livro com uma tiragem de 3.000 volumes e, logo em seguida, lançou uma 1a. Reimpressão com uma tiragem de 5.000 exemplares.

 

A edição logo esgotou. Os cursos em Graduação de Turismo que estavam sendo criados, em universidades e faculdades no país, adotaram o livro como texto obrigatório nas disciplinas de planejamento e marketing. Foi também um sucesso! Fiz e ainda faço várias palestras sobre o tema do livro nas Faculdades e Universidades, onde tem o Curso de Turismo.


 

Ainda no mesmo ano a editora lançou a segunda edição do livro “Marketing & Turismo: como planejar e administrar o marketing turístico para uma localidade”.

 

O terceiro livro foi escrito em parceria com meu amigo Wills Leal. O título chama-se: “Gastronomia como Produto Turístico: Sabor Nordeste”, publicado pela Editora Ideia, com o apoio do CEFET/PB, Fundação Casa José Américo e Fundação CTI/NE. O livro foi lançado em 2006, em uma das reuniões da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste na cidade de Recife, Pernambuco.





 

 

 

 

2 comentários:

  1. Vc arrasou!
    Parabéns!
    Vou comprar o Gastronomia como produto turístico *sabor nordeste*

    ResponderExcluir
  2. Pelo pouco que tomei contato, da obra do Dr. Carlos Trigueiro, em especial de seu livro "Marketing Turismo" e de forma privilegiada de sua autobiografia, o "Setentão Caminhante", ainda em pre-lançamento, outra conclusão não há - o Dr. Carlos, mais do que um escritor, é um intelectual comprometido em apreender e transmitir conhecimento. Portanto, altamente recomendados para quem milita na área do turismo, bem como para quem quer ter o privilégio de uma boa leitura e penetrar na sabedoria e forma de viver de um sertanejo tão bem narrados no "Setentão Caminhante".

    ResponderExcluir