Prezado Carlos, Achei muito interessante o seu blog turístico. Principalmente por começar pela viagem à China, uma cultura milenar e, certamente, muito diferente da nossa. Sempre me pergunto porque somos tão diferentes e a resposta que considero mais plausível, sem, entretanto, me satisfazer é considerar a nossa sociedade muito jovem, com pouco estudo e, consequentemente, pouco conhecimento de si mesma. A nossa mestiçagem me parece ser um rico elemento de caracterização cultural, mas, ainda, de pouca maturação. A relação com os povos que aqui se encontravam foi genocida e de selvagem dominação. O escravagismo nos habituou a desprezar o trabalho e a valorizar o privilégio, além de se viabilizar por meio da brutalidade. Tudo promovido por degradados europeus, seu restolho social.Tais características são historicamente recentes e ainda não conformadas. E tal construção violenta ainda está presente em nosso cotidiano. Abraço. Aloísio Lima.
Prezado Carlos,
ResponderExcluirAchei muito interessante o seu blog turístico. Principalmente por começar pela viagem à China, uma cultura milenar e, certamente, muito diferente da nossa.
Sempre me pergunto porque somos tão diferentes e a resposta que considero mais plausível, sem, entretanto, me satisfazer é considerar a nossa sociedade muito jovem, com pouco estudo e, consequentemente, pouco conhecimento de si mesma.
A nossa mestiçagem me parece ser um rico elemento de caracterização cultural, mas, ainda, de pouca maturação. A relação com os povos que aqui se encontravam foi genocida e de selvagem dominação. O escravagismo nos habituou a desprezar o trabalho e a valorizar o privilégio, além de se viabilizar por meio da brutalidade. Tudo promovido por degradados europeus, seu restolho social.Tais características são historicamente recentes e ainda não conformadas. E tal construção violenta ainda está presente em nosso cotidiano.
Abraço. Aloísio Lima.