Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cingapura é lugar único para viajantes que se iniciam na Ásia

Um país de maioria chinesa --além de malaios e indianos-- que tem no inglês a língua mais falada e cujo trânsito é em mão-inglesa.

Nessa ilhota da extremidade sul da península Malaia, você vai esbarrar em gente do mundo inteiro. Pessoas que resolveram se mudar de mala e cuia para esse novo país, atraídas por seu espantoso e rápido crescimento.
Independente do Reino Unido há 48 anos e separada da Malásia há 46, Cingapura já é um dos dez países mais ricos do planeta e sustenta um dos mais altos PIBs do mundo. Ao lado de Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, é um dos quatro tigres asiáticos. Mas quer mais.

E mostra isso em nada modestos empreendimentos, que incluem cassinos e cartões-postais de peso.
Casos da Singapore Flyer (a maior roda-gigante do mundo, com 165 metros) e do Marina Bay, projetado por Moshe Safdie, israelense radicado no Canadá. O complexo tem hotel, restaurantes de chefs estrelados, centro de compras e piscina de "borda infinita" no 55º andar.

Disparada

Resultado: o turismo não para de crescer em Cingapura. Com um território de 697 km², equivalente a 3% da área de Sergipe (o menor Estado brasileiro), Cingapura recebeu, em 2010, o dobro de turistas recebidos pelo Brasil. Foram 11,6 milhões contra 5,16 milhões de visitantes.

Mas não são só as atrações hi-tech que convidam para Cingapura. Para passeios mais na linha "vida real", vá às regiões de Chinatown, Arab Street e Little India.

Visitas aos chamados "hawker centers" (centros de camelôs, em português), como o Newton Circus Hawker Center, o Maxwell Road Centre e o Lau Pa Sat, são obrigatórias. Ali, a comida de rua é famosa, boa e barata. 

Prove o chilli crab, prato de caranguejo cuja receita foi criada em Cingapura nos anos 1950.
Aproveite também para acompanhar a mudança na cena gastronômica local fazendo um roteiro por restaurantes. Nos últimos cinco anos, houve um boom de bons endereços, com chefs bastante jovens --mas com currículos de fazer inveja-- no comando dos fogões. 

Com técnicas internacionais e ingredientes locais, eles estão fazendo uma verdadeira revolução na cozinha asiática contemporânea.


Fonte: Folha Turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário