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domingo, 17 de abril de 2011

Marketing-Mix ou Composto de Marketing Turístico

No meu livro “Marketing & Turismo: como planejar e administrar o marketing turístico para uma localidade”, publicado pela Qualitymark Editora – Rio de Janeiro, em 2ª edição, digo que para planejar e administrar as atividades de turismo de uma localidade depende significativamente de um esforço para a aplicação do marketing-mix ou composto de marketing. Este composto compreende as seguintes etapas:

Design Urbano: O design urbano diz muito sobre o caráter de uma cidade e redefine a maneira como esse é transmitido de uma geração para outra. Fornece informações sobre o local, refletindo seus valores históricos e culturais. Uma estratégia para melhorar um local é educar as autoridades públicas quanto aos princípios de conservação do patrimônio histórico e da arquitetura urbana da localidade.

Infra-Estrutura: Embora uma ótima e bem mantida infra-estrutura não garanta o crescimento de uma localidade, a falta dela é uma deficiência grave. Para manter a qualidade de vida (exigência principal do turista atual) e patrocinar a produtividade econômica, o local preciso que sua infra-estrutura seja desenvolvida e mantida. Turismo é um negócio como outro qualquer. Não adianta ter belezas naturais e achar que só isso é suficiente. Investir em infra-estrutura é uma prioridade básica na administração turística. A estratégia é a localidade oferecer um bom padrão de serviços, tais como: saneamento, transportes, energias convencionais e renováveis, limpeza pública, estradas conservadas e limpas, entre outras, para que seja possível atrair e manter turistas nessa localidade.

Serviços Básicos: A capacidade de uma localidade conquistar e manter turistas são bastante reduzidos, quando a sua fama é de possuir, por exemplo, um alto índice de criminalidade. Os turistas escolhem seus destinos levando em consideração a segurança da localidade. Afinal, o turista gosta de ser bem tratado (e paga para isso), estar em segurança, ter um atendimento com qualidade e, sobretudo, ser respeitado como cidadão. Uma estratégia de marketing é desenvolver programas de sensibilização e conscientização para a qualidade total dos serviços junto à população como um todo.

Eventos e atrações: Existe uma diferença entre dizer que uma determinada localidade funciona e dizer que ela é atraente. O termo atração se refere a características físicas, enquanto eventos têm a finalidade de diversão. A promoção sistemática dessas duas atividades é fundamental para atrair turistas. Os principais tipos de atração que uma localidade deve levar em consideração como estratégias de marketing são as belezas naturais, históricas e suas personagens famosas, parques temáticos, gastronomia, edifícios e monumentos, museus e praças, etc. Os eventos são caracterizados como festivais de músicas e culturais, shows de artistas famosos, manifestações folclóricas, competições esportivas, entre outras.

Pessoas: Uma cidade pode possuir uma boa infra-estrutura e uma diversificação de atrações e eventos, um design urbano diferencial e, mesmo assim, não ser bem-sucedida devido à imagem que os turistas têm de seus habitantes. A hospitalidade dos residentes de uma localidade pode afetar positiva ou negativamente a atratividade do local em conquistar, atrair ou afastar o turista. Uma das estratégias de marketing é implantar um programa de conscientização da população, de sorte que ela se envolva no contexto das atividades turísticas da sua localidade.

Imagem: Define-se imagem de uma localidade como a soma das crenças, das idéias e impressões que as pessoas têm dela. As imagens apresentam-se como uma simplificação de várias associações e informações ligadas à localidade. Logo, elas são produtos ou serviços de uma mente que tenta processar e “tirar a essência” de uma série de dados sobre o local. A estratégia para divulgar a imagem de um local é conseguir deixar na mente dos turistas ou visitantes lembranças e saudades, de modo que ele seja um futuro agente de venda dessa localidade.

Assim, as localidades que procuram conquistar e manter turistas, conceito fundamental da filosofia de marketing, como fator de desenvolvimento, devem investir, plenamente, na implantação do marketing-mix ou composto de marketing como uma ação do marketing turístico.

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