Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

África do Sul

Visitamos a África do Sul antes da Copa do Mundo, em particular as localidades: Cape Town (Cidade do Cabo), Stellenbosch, a Península so Cabo (uma escarpada cadeia de montanhas, que se estende de Table Bay a Cape Point) e Johanesburgo.
Ficamos no país cerca de vinte e seis dias, o que nos deu bastante tempo para conhecer os hábitos e costumes (a nação sul-africana é uma mescla de crenças e culturas); a diversidade ambiental que impressiona qualquer visitante. É o único país do mundo que pode se orgulhar de ter um reino floral inteiro em seu território e os Big Five (os cinco grandes).

A partir de hoje iremos postar várias reportagens sobre essa inesquecível viagem à África do Sul.

Big Five (Os Cinco Grandes)

Dedicamos dois dias para realizar um safári na África do Sul. O local escolhido foi uma reserva particular dentro do Kruger National Park. Este parque estende-se por 352 km ao longo da fronteira nordeste da África do Sul. A área de preservação, com 19.633 km², abriga notável variedade de fauna e flora. O parque garante ao animal a vida em seu habitat natural, uma cerca que acompanha a maior parte dos limites impede a liberdade total de movimentos. Pernoitamos em hotel/alojamento, muito confortável, e regressamos na tarde seguinte.

Nosso objetivo era conhecer os Big Five (os Cinco Grandes), ou seja: os leões, o rinocerante-preto, o búfalo, os leopardos e os elefantes, principalmente. Mas, vimos também outros animais. A “caça”, evidentemente, é feita através de câmaras fotográficas.

   1.    Os leões, maiores felinos africanos, vivem em bandos de tamanho variável, controlados por um ou mais machos dominantes.

    2.    O rinocerante-preto corre o risco de extinção. Diferencia-se do tipo branco por ter o lábio superior mais comprido.

   3.    O Búfalo é o mais abundante dos “cinco grandes” e vive em grandes manadas. Os machos velhos se isolam e podem ser muito perigosos.

   4.    Os leopardos, felinos arredios, têm hábitos noturnos e costumam repousar em galhos de árvores.

5.    Os elefantes vivem em grupos familiares fechados, liderados pela matriarca. Os machos são solitários ou se reúnem para formar manadas de solteiros.


A próxima postagem será sobre Cape Town (Cidade do Cabo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário