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segunda-feira, 28 de abril de 2014

Peter Drucker – Inovador da Administração Moderna

Além de ser considerado como o inovador da Administração Moderna, Peter Drucker também foi referenciado como o “pai” intelectual do conceito da com visão de “fora para dentro”.

Segundo Peter Drucker “Só há uma definição válida do propósito das empresas: criar clientes”. Jeffrey A. Krames, autor do livro “A Cabeça de Peter Drucker”, considera esse princípio gerencial o mais proclamado e importante desse grande pensador.

O autor do livro acima citado resumiu em um dos capítulos “os pensamentos e as constantes do mundo exterior, os fatores que os executivos devem encarar como premissas, restrições e desafios”, da seguinte forma: 

1) os resultados e recursos se situam fora da empresa (o que a maioria denomina centro de lucros são, na realidade, centro de custos;  2) os resultados são alcançados pela exploração de oportunidades, não pela solução de problemas (para obter resultados, os recursos devem ser alocados para as oportunidades); 3) os melhores resultados convergem para os líderes do mercado ( a empresa que quer resultados econômicos precisa ser líder em ´algo´ que tenha valor para o cliente ou para o mercado); 4) a liderança é efêmera (as empresas tendem a perder a liderança e a se tornar medíocres); 5) O que existe está envelhecendo ( até os melhores gestores caem na armadilha de se concentrar no passado); 6) O que existe tende a estar mal distribuído (os primeiros 10% de todos os esforços da empresa produzem 90% dos resultados); 7) Para alcançar os melhores resultados econômicos, concentre-se (Drucker argumenta que nenhuma outra regra de mercado é desrespeitada com tanta freqüência quanto o princípio da concentração).

Jeffrey sinaliza no livro que Drucker ampliou a doutrina quando citou no seu livro “O gerente eficaz” a seguinte expressão: “não há resultados dentro da organização”. Ele sugeriu que muitas organizações se tornam míopes e se isolam dos clientes e da concorrência, por não passarem tempo suficiente no mercado, que para ele é “o único lugar que importa”.


Por fim, segundo o autor do livro “A Cabeça de Peter Drucker”, “mudar mentalidade é grande parte da essência desse pensador. Abandonar atitudes e modos de pensar ultrapassados e adotar outros mais adequados à nova realidade e um dos ensinamentos clássicos de Drucker”.

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