Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Um Matuto Caminhante: Capítulo 3 - Versão Preliminar) As Famílias Trigueiro e Pessoa (Versão Preliminar)

CAPÍTULO 3


Ângela, Raquel e o Autor


AS FAMÍLIAS TRIGUEIRO E PESSOA


 “As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem”.

Júlio Marques Neto,

   

Conheci Ângela em uma das Festas Universitárias de Patos. Seus pais, Des. Hermes Pessoa de Oliveira e Dona Heloísa de Cavalcanti Vilar Pessoa eram parentes e amigos da minha família. Aliás, Dona Heloísa era sobrinha de Dona Maria Luiza Vilar Trigueiro, a primeira esposa de papai. A educação e o costume da época rezavam que os parentes afins gozavam do mesmo status dos consanguíneos. Portanto, meu pai era tio segundo de Ângela e, tanto ela como a sua mãe, o chamavam de Tio Carlos”.

O genitor de Ângela, Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça da Paraíba - estava exercendo o cargo de Presidente da CEHAP (Companhia de Habitação da Paraíba), a convite do Governador Ernani Sátyro.

O Governador Ernani, natural de Patos, programou com o Des. Hermes Pessoa, que por ocasião da Festa Universitária de Patos inaugurar um conjunto habitacional recentemente construído. 

A Diretoria da Associação Universitária de Patos (AUP), da qual eu era um dos diretores, logo incorporou a ideia e destacou o evento na programação da festa.

Diante disso meus pais convidaram o Des. Hermes e família para se hospedarem em nossa residência. No entanto, eles educamente declinaram do convite e se hospedaram no Hotel JK, mas, aceitaram fazer as refeições em nossa casa.

Volto a falar do espírito alegre, festivo de meus pais. Eles contagiaram o ilustre casal, com seus respectivos filhos, a ficarem em Patos após a inauguração do conjunto habitacional e participarem das festividades, inclusive, do baile de encerramento da festa que era realizado no sábado no Patos Tênis Clube. Como bom anfitrião e bom observador dancei quase a noite toda com Ângela. Conversamos sobre vários assuntos, trocamos ideias, enfim, começamos a conhecer os pontos comuns um do outro, nascendo daí uma amizade sólida e sincera.

O tempo passou e só durante o nosso veraneio na praia do Poço, voltamos a nos encontrar. Por várias vezes, nossas famílias se visitavam. Eles na praia do Cabo Branco e nós na praia do Poço. Naturalmente, tanto eu como Ângela, não perdíamos a oportunidade de nos encontramos. O teatro estava montado e éramos os únicos artistas, nessa peça que estava só começando. A plateia ou era cega ou se fazia. 

Daí nos enamoramos. Porém, Ângela teve que viajar para Des Moines no Estado de Iowa, nos Estados Unidos da América, para cumprir um programa de intercâmbio estudantil por mais de um semestre.

Foram longos e intermináveis meses até sua volta. Ela voltou e dois anos depois noivamos e com mais um ano, em 11 de janeiro de 1975, no dia do seu aniversário, realizamos nossos sonhos de casamento.

A cerimônia de casamento foi realizada na Capela do Colégio Pio X, onde Ângela estudou. O padre que celebrou a cerimônia, Pe. José Trigueiro que era primo de papai e pároco da freguesia frequentada pelos pais de Ângela.

 O enlace matrimonial foi um destaque na sociedade pessoense e publicado em todas as colunas sociais da Capital:


Ângela

Ângela e o Autor

Correio da Paraíba – 12 de janeiro de 1975:

“Um dos acontecimentos mais concorridos registrados em João Pessoa, em número de presenças prestigiadas, foi o enlace matrimonial de Ângela de Vilar Pessoa e Carlos Meira Trigueiro. Templo literalmente cheio de gente conhecida dos mais variados setores. Prestígio dos noivos e dos pais”.

Ivonaldo Corrêa – O Norte

“Um acontecimento religioso de grande importância está reservado para a noite de hoje na Capela do Colégio Pio X, quando Ângela de Vilar Pessoa, acadêmica de medicina e professora de inglês das Escolas Fisk, se tornará senhora Carlos Meira Trigueiro, professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Assessor de Planejamento da Universidade Federal da Paraíba. Ângela é filha do Desembargador Hermes (Heloisa) Pessoa, Pró-Reitor para Assuntos Administrativos da UFPB. Carlos é filho do casal Carlos (Leonor) Trigueiro, tabeliões públicos do 1º Cartório da cidade de Patos. A cerimônia religiosa começará às 20hs30min. O casamento de Carlos e Ângela será feito pelo Magnifico Reitor Padre José Trigueiro, da Universidade Autônoma. A decoração da capela e do salão de recepção será assinada por Manoel Horácio, profissional do Recife. O bolo é um trabalho da Senhora Terezinha Barbosa. A nota musical da cerimônia será dada pela equipe do violinista Aguiar Dias Pinto. Após os cumprimentos aos noivos a recepção no salão nobre daquele educandário. Carlos Trigueiro e Ângela Pessoa viajarão, com destino à Salvador (BA), para a “lua-de-mel”.

Correio da Paraíba – 11 de janeiro de 1975:

“Será logo mais, às 20hs30min, na Capela do Colégio Pio X, o enlace matrimonial do professor Carlos Meira Trigueiro, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, com a senhorita Ângela de Vilar Pessoa, acadêmica de medicina da UFPB, e professora das Escolas Fisk. Ele é filho do casal Carlos (Leonor) Trigueiro, tabeliões do 1º Cartório de Registro de Imóveis da cidade de Patos. Ela é filha do casal Desembargador Hermes (Heloísa) Pessoa, Pró-Reitor para Assuntos Administrativos da Universidade Federal da Paraíba. Após a cerimônia civil e religiosa, os noivos receberão os cumprimentos no Salão Nobre da Igreja, com bolo e champanhe”.

 

Hermes e Heloísa - Os pais de Ângela

Carlos e Leonor - Os pais de Carlos

Padre Trigueiro celebrando o casamento

Foram nossos padrinhos de casamento:

        Padrinhos de Ângela: Sr. José Américo de Almeida e Srta. Maria de Lourdes Lemos Luna; Sr. e Sra. Antônio (Lea) Bandeira; Sr. e Sra. Humberto (Nazaré) Nóbrega; Sr. e Sra. Antônio (Domênica) Dias; Sr. e Sra. Fernando (Lourdinha) Milanez; Sr. e Sra. Antônio (Conceição) Gabínio; Sr. e Sra. Atílio (Nevinha) Rotta; Sr. e Sra. Plácido (Nayre) Brito; Sr. e Sra. Nogui (Elma) Vilar de Aquino; Sr. e Sra. Orlando (Carmem) Vilar; Sr. e Sra. Mário (Giselda) Moacir Porto; Sr. e Sra. Carnot (Zuila) Vilar; Sr. e Sra. Edésio (Lourdes) Pessoa; Sr. e Sra. Evilásio (Nevinha) Pessoa; Sr. e Sra. Hélio (Lalá) Pessoa; Sra. Lavínia Pessoa e o Sr. Hermes Pessoa Filho.

    Padrinhos do Autor: Sr. e Sra. Alberto (Socorro) Trigueiro; Sr. e Sra. Fernando (Yone) Trigueiro; Sr. e Sra. Mário (Maria Lúcia) Trigueiro; Sr. e Sra. Orlando (Lygia) Gomes; Sr. e Sra. José (Beta) Ramos; Sr. e Sra. Antônio (Elza) Barreto Neto; Sr. e Sra. Wilson (Josete) Marinho; Sr. e Sra. Gerson (Marise) Floriz; Sr. e Sra. Arthur (Mirian) Moura; Sr. e Sra. Geraldo (Mariza) Smith; Sr. e Sra. Fábio (Marta) Smith; Sr. e Sra. George (Ingrid) Trigueiro; Sr. Osvaldo e Srta. Amélia Meira (Mamãe); Sr. e Sra. Aécio (Tereza) Vilar de Aquino; Sr. e Sra. Lindmar (Judith) Medeiros.


Padrinhos de Carlos


Padrinhos de Ângela

Geramos dois filhos: Carlos Trigueiro Filho (Kakito) e Raquel Pessoa Trigueiro (Kell).


Raquel, Carlos, Ângela e Carlos Filho


Ao concluir este capítulo, agradeço a Deus por ter me dado uma companheira, guerreira mãe e amiga de todas as horas. Em 11 de janeiro de 2015, comemoramos as nossas merecidas e justas Bodas de Esmeraldas, quarenta anos de casados, bem como o aniversário de Ângela e, espiritualmente renovamos os nossos votos firmados no altar do Senhor.

Das provações que já passamos a mais difícil, é sabermos que já fomos quatro e hoje três. Embora, espiritualmente continuamos sendo quatro. Deus sabe o que faz! Resignados, agradecemo-Lo a oportunidade da convivência com Kakito. Embora efêmera, muito profícua. Ele jamais cairá de nossos corações e pensamentos. Rezamos por ele todos os dias.


Ângela, Raquel e o Autor


Ângela e o Autor em Istambul

Finalizando este capítulo gostaríamos de registrar essas cinco bolinhas que moram em nossos corações, que são nossos afilhados (as): Osvaldinho Trigueiro; Paulinho Palitot; Simone Pereira; Aninha Nápoles Maria Clara e Daniel Azevedo. Somos, na verdade, muito honrados em se padrinho e madrinha deles.


Osvaldinho Trigueiro


Paulinho Palitot


Maria Clara




Simone Pereira

 

Daniel Azevedo






9 comentários:

  1. É, REALMENTE A NOSSA VIDA É UMA SAGA TRAÇADA POR DEUS.... FAMÍLIA FELIZ A SUA, AMIGO, DEUS CONTINUE A DERRAMAR MUITAS BÊNÇÃOS EM SUA VIDAS E ÀS DOS SEUS QUE ESTÃO NA MANSÃO DO SENHOR..
    VOCÊS MERECEM...
    ABRAÇOS "FRATERNOS".

    ResponderExcluir
  2. (JOSÉ DE SOUSA FAGUNDES)+

    ResponderExcluir
  3. Tem previsão para o lançamento? Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo lançar no 1o.trimestre de 2024. Abraço.

      Excluir
  4. Vou tentar resumir: o livro é um agradável passeio autobiográfico!
    O estilo é delicioso! As informações remetem as nossas infâncias!
    Que beleza, Carlos!
    Estou no primeiro lugar da fila de autógrafos

    ResponderExcluir
  5. Que honra ter meu nome citado. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer as história do começo de namoro de vocês, tio Carlos e Tia Ângela 👏👏👏👏

    ResponderExcluir