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terça-feira, 7 de setembro de 2010

Carta do Presidente da TAM

São Paulo, agosto de 2010.


Eu penso que as empresas aéreas
precisam ser cada vez mais imaginativas
para continuar prestando um serviço adequado
e justificando, através dele, a sua razão de existir.

Rolim Adolfo Amaro

Prezado Sr. Carlos,

Recebi seu e-mail enviado ao serviço Fale com o Presidente e gostaria de agradecer sua atenção em entrar em contato conosco para fazer-nos cientes de suas observações a respeito de sua viagem de Miami a João Pessoa, em 13/08.

Primeiramente, compreendo a sua insatisfação com o atraso de seu voo JJ3358 na etapa São Paulo/João Pessoa, e por esse motivo considero importante esclarecer que o mesmo ocorreu em razão de um imprevisto técnico com a aeronave havendo a necessidade de manutenção corretiva.

Quando a aeronave precisa ser submetida a algum ajuste técnico devemos nos assegurar de que ela se encontra em perfeitas condições de voo e, por vezes, isso pode represen tar algum atraso.

Respeitamos muito o tempo de nossos Clientes, pois sabemos que muitos programam sua agenda de compromissos tendo por base o horário de nossos voos. A pontualidade dos voos é uma preocupação que tem sido trabalhada diariamente por nossas equipes a fim de eliminar ao máximo os motivos de atrasos gerenciáveis pela companhia.

Lamento que a postura adotada por nossa equipe do aeroporto de Guarulhos não tenha contato com sua aprovação. Nossas equipes estão permanentemente empenhadas em oferecer um serviço revestido de qualidade e seu alerta será de grande utilidade para que possamos atingir esse objetivo.

Soube ainda de seus comentários a respeito da configuração da aeronave Airbus que operou o seu voo em questão.

Esclarecemos que o design das poltronas de nossos Airbus permite um maior espaço para os joelhos e as poltronas localizadas no meio possuem um diferencial, pois são mais largas do que as demais.

Nosso Departamento d e Engenharia procurou manter os padrões de conforto e segurança definidos pela TAM, de toda forma, estamos levando suas observações ao conhecimento de nosso Departamento de Engenharia de Interiores para que possa verificar o espaçamento das poltronas.

Em tempo, tomei conhecimento de suas observações a respeito do nosso serviço Assento Conforto oferecido quando de seu atendimento no aeroporto de Miami.

Informo que foi pensando na comodidade de nossos Clientes em voos de longa duração, que oferecemos em nosso check-in a opção de acomodação em assentos com maior espaço para as pernas, localizados na 1ª fileira e nas poltronas da saída de emergência.

Esclareço que a reserva destes assentos deve ser feita no momento do check-in, mediante pagamento de taxa na loja.

Ressalto que o Assento Conforto é um projeto piloto que atualmente foi oferecido nos vôos operados pela TAM para os Estados Unidos (vôos a Miami, Nova York e Orlando), estendido às rotas Ma naus/Miami/Manaus e todos os voos à Europa e finalmente em 22/06, para os voos da América do Sul (Santiago do Chile, Buenos Aires ou Caracas).

De toda forma, suas considerações foram encaminhadas à Diretoria de Marketing.

Conto com sua compreensão e quero que saiba que permaneço a disposição para conhecer suas opiniões.

Atenciosamente,

Líbano Barroso
Presidente

Comentário: “Uma empresa de serviço precisa de um líder...O presidente que não renovar continuamente os seus objetivos não merece ocupar esse cargo...A credibilidade é fator vital.”
Comandante Rolim no seu livro “A Marca da Palavra” – Capítulo A Convicção. Julho/1999.

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