Capital da Eslovênia, Ljubljana é uma cidade compacta que se estende às margens do Rio Liublianica, um estreito e pacífico trecho de água, cujas margens estão flanqueadas por casas medievais e belos salgueiros inclinados. Na margem esquerda do rio fica a Cidade Velha, a parte antiga da cidade, com residências no estilo barroco dos séculos XVI e XVII. No alto de uma colina, o Castelo de Ljubljana domina a Cidade Velha, a qual permanece central na vida dos habitantes. É onde as pessoas da região realizam os casamentos e outras cerimônias culturais. O castelo também abriga o Museu Virtual, que guarda e reconta dois mil anos de história da cidade. É deslumbrante a vista no alto da colina.
O Mercado Central da cidade, que funciona diariamente é um charmoso antídoto para os supermercados que atualmente reinam na Europa, está localizado nesse lado do rio. No mercado, tudo é comercializado, desde frutas frescas, verduras, queijo e pão até flores frescas, utensílios de cozinha em madeira e mel caseiro. Fizemos uma pequena feirinha e levamos para o hotel para realização dos nosso jantares durante nossa estadia na cidade.
A margem esquerda da cidade é o centro empresarial e o centro da vida cultural de Ljubljana. É nesse local que estão instalados os escritórios, hotéis, museus, restaurantes e teatros, assim como uma das mais antigas salas de concerto filarmônicos da Europa. Também nessa margem estão instaladas impressionantes construções de instituições de ensino, que abrigam uma variedade de faculdades. Encontramos muitos jovens brasileiros estudantes nestas instituições, como também trabalhando na cidade.
Principais atrações turísticas: Ljubljana Castle; Town Hall; Old Town; Cobbler´s Bridge; Church of St. James; Roman Wall; Congress Square; University of Lujbljana; Republic Square; Parliament; Market; Triple Bridge; Botanic Garden; Catedral of St. Nicholas, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário