Chamada também de “Cidade Rosada” em razão da pintura de seus prédios importantes, Jaipur é um labirinto de bazares, palácios suntuosos e locais históricos.
Construída no século 18 pelo marajá Jai Sing II, suas principais atrações são: Chaugan Stadium, City Palace Museum, Government Central Museum, Hama Maham, Jantar Mantar e Templo Govinda Dev.
City Palace Museum: Localizado no coração da cidade. O complexo amplo e uma sofisticada mistura das arquiteturas raiput e mogul. O acervo inclui pinturas em miniatura, manuscritos, tapetes moguis, instrumentos musicais, trajes reais e armamentos.
Jantar Mantar: Construído entre 1728 e 1734, o observatório foi descrito como a “paisagem de pedra mais realista e lógica”, e seus 16 instrumentos lembram um grupo de esculturas gigantescas. O local está bem conservado e ainda hoje alguns instrumentos são usados para prever o nível de calor dos meses de verão, a data possível da chegada, a duração e a intensidade das monções, e a possibilidade de inundações e a escassez de comida.
Hama Mahal (Palácio de Verão): Erguida em 1799. A fachada rosada e ornamentada se tornou o ícone da cidade. Construída de calcário e argamassa, a estrutura foi projetada para permitir que as senhoras do harém – com véu e sem ser notadas, observassem as cenas da rua abaixo.
Chaugan Stadium: Este local era usado para as procissões de festivais e partidas de luta livre, como também para lutas de leões e elefantes. Atualmente é utilizado para realização de grandes festivais.
Government Central Museum: Também conhecido como Albert Hall é um museu grandioso contem peças raras como um dos maiores tapetes persas do mundo (de 1632), pode ser visto.
Templo Govinda Dev: A divindade que orienta este templo incomum é o Krishna flautista (também chamado Dev). Tem várias lendas sobre o local.
Próxima postagem: Agra (Índia) - Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.