Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Agra – Índia


Agra foi a sede do império mogul nos séculos 16 e 17, antes que a capital se transferisse para Délhi. Estrategicamente localizada à beira do rio Yamuna e ao longo da Grand Trunk Road, a cidade floresceu sob a proteção de vários imperadores. Existem na cidade vários prédios que foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, entre eles, destacam-se: o Taj Mahal, o Agra Fort e Fatehpur Sikri.

Taj Mahal: Um dos monumentos mais famosos do mundo. Taj Mahal foi construído pelo imperador mogul Shah Jahan, em memória da esposa favorita Mumtaz Mahal, que morreu em 1631. As proporções perfeitas e a fantástica perícia artesanal têm sido descritas como visão, sonho, poema, maravilha”. Este túmulo-jardim custou quase 41 milhões de rupias e 500 kg de ouro. Cerca de 20 mil operários trabalharam 12 anos para terminá-lo em 1643.


Os pontos altos do Taj Mahal são: Tela de Mármore (a tela filigranada, delicadamente entalhada em um só bloco de mármore, destinava-se a velar a área em volta dos túmulos reais); Câmara Mortuária (o cenotáfio de Mumtaz Mahal, em uma plataforma, fica ao lado do de Shah Jaban. Os túmulos verdadeiros, em uma cripta escura abaixo, não estão abertos a visitação) e Petre Dure (inspirados nos jardins do paraíso, desenhos florais delicadamente marchetados com pedras preciosas embelezam a fria superfície do mármore branco, dando-lhe um aspecto de porta-jóias













Nenhum comentário:

Postar um comentário