Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mercado flutuante na Tailândia

O mercado flutuante faz parte do dia-a-dia da Tailândia. São quatro em todo o país. Visitamos Floating Market de Damnoen Saduak, localizado cerca de 100 km de Bangkok. Nesse mercado, vê-se uma forma antiga e muito tradicional de vender e comprar frutas, vegetais, carne, legumes e até alguns utensílios domésticos. Tudo é comercializado em pequenos barcos. Sem dúvida, aquela foi uma das mais interessantes formas de comércio que já tivemos a oportunidade de conhecer. É tudo muito simples, bonito, colorido. Todo dia às sete da manhã, os barcos começam a chegar.
É uma diversidade extraordinária. Cada barquinho tem um produto, uma comida, uma surpresa. Um lanche típico tailandês: uma espécie de panqueca feita com folha de banana e uma pasta de arroz. O recheio é uma mistura de açúcar mascavo, coco ralado e amendoim. O tempero é alho frito com açúcar mascavo com alho frito e pimenta.
É nesse mercado - que atrai gente do mundo todo - que o povo tailandês faz suas compras. É um negócio que movimenta muito dinheiro. Quem trabalha nesse mercado, vive às margens do rio. Em casas modestas, tipo palafitas.
Enquanto as mulheres vão para o mercado vender, os homens ficam em casa. É que, geralmente, eles trabalham bem cedinho, no campo, produzindo o que mais tarde elas vão negociar.
A cada momento, encontra-se uma surpresa diferente, como uma senhora sentada, tranqüilamente, brincando com uma cobra. Ela age como se nada estivesse acontecendo. Para essa senhora, a cobra é um animal de estimação, que ela cria há dez anos. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário