Tenho como rotina pelo menos, uma vez por semana, visitar uma livraria. As vezes adquiro ou não livros que me interessam, mas
pelo menos fico atualizado!
Pois bem, ontem fui a uma
livraria no Shopping Manaíra e presenciei uma ação de marketing que era, até alguns
tempos atras, só usadas em supermercados e lojas departamentais.
Todo profissional de
marketing sabe que todos os esforços da equipe vendas são para atrair à atenção do
cliente no processo decisivo de compra. A ilha de livros na livraria visitada é uma ação de marketing eficiente. Até porque perguntei ao gerente como estava a saída dos livros em exposição. Ele me confessou que eram os mais vendidos.
Todo produto ou serviço para ser vendido tem que ser colocada na vitrine. Já dizia a sabedoria popular, ou seja, quem não é visto, não é lembrado. A ilha
(merchandising) é um espaço natural onde ficam expostos os produtos, seja
definido por marca ou por categoria. No caso em referência era por categoria - livros sobre a Lava
Jato. Fiquei impressionado com o volume de exemplares, não duplicados, mas de
editoras diferentes e, principalmente, autores de matizes contraditórios,
apesar da maioria ser a favor da operação em andamento. Lendo as contracapas o
leitor fica estarrecido com os fatos narrados sobre corrupção, conceitos de
éticas, falsidades ideológicas, mentiras escabrosas, ocultação de informações,
falácias, enfim, um caso para estremecer a democracia do país, o que vem
realmente acontecendo.
Recomendo adquirir alguns
exemplares. Eu pelo menos comprei os seguintes: “Operação Mão Limpas”, “Sérgio Moro” de
Joice Hasselmann e “Lava Jato” de
Vlademir Netto.
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