Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Centro Médico Hospitalar

Os profissionais de marketing do Centro Médico acadêmico do Beth Israel Deaconess, afiliado à Escola de Medicina de Harvard usa muito bem as redes sociais (Twitter e o Facebook) para se comunicar com seus 7 mil funcionários, mais de meio milhão de pacientes, a mídia, a comunidade de Boston (vejam postagens anteriores), onde tivemos a oportunidade de visitar recentemente esta cidade, e profissionais da área da saúde de todo o mundo.

Os assuntos abordados nessa ferramentas online e em tempo real, em geral, são assuntos difíceis, como por exemplo, taxas de infecção, higiene nos ambientes, licitações de compra,contratação de profissionais da área de medicina e funcionários em geral. Tudo é postado de forma transparente e, sempre, com respostas objetivas quando são questionários pelos seus públicos-alvo.

A pergunta é: Por que os hospitais das redes públicas e privadas não adotam também está estratégia de marketing visando conquistar e fidelizar clientes?.

Um exemplo dos vários “cases” do Centro Médicol:“A diretoria do hospital estava enfrentando uma crise quando um cirurgião experiente operou o lado errado de um paciente durante uma cirurgia opcional. Os detalhes do caso não foram divulgados (devido à confiabilidade do paciente), mas a Diretoria sabia que tinha que reconhecer o problema imediatamente para os funcionários e o público. ‘Isso foi um erro muito grande’, comentaram os diretores. Então, resolveram realizar uma reunião para uma tomada de decisão. Decidiram, então,convocar o Diretor de Comunicação para informar através das redes sociais o problema o mais rápido possível, antes que o problema chegasse à todas as mídias. E-mail foram enviados para todos os funcionários e a mídia local de Boston. A notícia na mídia foi bastante atenuada”.

Moral da história: A informação partindo da fonte principal torna as pessoas mais confiantes e creditam confiabilidade à organização.

Um comentário:

  1. Obrigada pela excelente a postagem,Carlos Trigueiro. Em relaçao á nossa realidade Brasileira,gostaria de indagar aos leitores sobre qual terá sido até hoje a ajuda dada pela educação( FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS/CIDADÃOS )para a sensibilização dos contextos político, econômicoe social do acadêmicos nos cursos de graduação ? Sem essa formção necessária,será impossível termos saindo das Universidades e/ou cursos médios até cidadãos comprometidos no processo de desenvolvimento do país. Isa Carvalho

    ResponderExcluir