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sexta-feira, 20 de abril de 2012

Posicionamento para um candidato de oposição

“Nada dura, mas muda”. Heráclito, Filósofo grego, 475 a.C.

Ano eleitoral e muitos candidatos irão disputar as próximas eleições. Uns buscam a sua reeleição, o que é natural no processo democrático; outros disputarão como candidatos de oposição aos atuais mandatários. O que importa é que será uma disputa de votos para que sejam eleitos. Ou seja, vão disputar fatias de eleitores.

Esta postagem tem como objetivo descrever uma estratégia de marketing – posicionamento, para candidatos da oposição concorrentes nas eleições que virão. O texto tem como fonte básica o livro intitulado Posicionamento: A Batalha por sua Mente, um dos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos.

Posicionamento é a maneira como um partido político ou um candidato se deferência de seu(s) concorrente(s). É também um trabalho sobre como a mente funciona no processo de comunicação. Os políticos experientes consideram esse trabalho como uma ciência.

Posicionar um candidato de oposição para um processo de mudança requer que ele pense no seu(s) concorrente(s), isto é, ele precisa começar com a concorrência em mente. O importante não é o que o candidato quer fazer e sim, o que o(s) concorrente(s) deixou ou deixará de fazer. Em outras palavras, o candidato de oposição não poderá ficar na sombra de seu(s) concorrente(s). Logo, ele tem que estabelecer um diferencial (algo mais), senão sempre será fraco e não conseguirá se eleger.

Para o candidato de oposição, outro ponto importante, é não usar propagandas combativas, principalmente, comparativas, pois isso pode acarretar que o tiro saia pela culatra. Quando for atacar seu(s) concorrente(s) cuidado para não ser atacado também. O segredo é encontrar um ponto fraco na força do(s) concorrente(s) e atacá-lo(s). Veja bem: ponto fraco na força do concorrente.

Uma das formas de um candidato de oposição conquistar votos do candidato de situação é, evidentemente, ter novas ideias. É encontrar novos caminhos diferenciados de como são conduzidas as decisões do candidato de situação. Essas ideias devem ser geradas através da identificação de quais são as reais necessidades e anseios dos eleitores. Isto é muito importante! Em geral, os candidatos da situação cultivam a ideia de “ele é que entende do assunto”, "só ele sabe administrar". Com o tempo de mandato o orgulho leva ao excesso de confiança ou à arrogância. Logo, começa desprezar as necessidades e desejos de seus eleitores. É aí que entra o candidato de oposição com ideias novas oriundas dos eleitores potenciais.

Moral da história: o sucesso do posicionamento deve vir do pensamento de fora. É aí que está o segredo da vitória! 

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