Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Conexões móveis no trem-bala

A rede ferroviária do Japão é a melhor do mundo em termos de segurança, eficiência e conforto. Os trens que ligam grandes cidades costumam ter anúncios em telas digitais tanto em japonês quanto em inglês. Nas áreas rurais, o nome das estações pode não ser traduzido, mas funcionários da linha e o público em geral tentam ajudar os estrangeiros.

Os shinkansen (trens-bala) é motivo de orgulho nacional. Foi inaugurado durante as Olimpíadas de Tokyo em 1964. É notória a eficiência cronometrada em minutos. Anúncios em inglês e indicações claras fazem dos shinkansen uma forma irristível de transporte para os visitantes. É recomendável reservar o assento, pois os vagões não reservados podem durante a semana ficar lotados.

 Após nosso passeio pelo Monte Fuji e Hakone tomamos o trem-bala em Odawara Sta. às 19h14mim e chegamos em Mishima Sta. As 19h31mim. Em seguida, tomamos outro trem de Mishima Sta. Que saiu as 19h48mim e chegamos em Kyoto Sta. As 21h58mim. É realmente impressionante a precisão dos horários. Esperamos também que isso aconteça durante a Copa do mundo 2014!

Mais outra coisa nos chamou a atenção. São as conexões móveis no trem bala. Ficamos impressionados com o número de pessoas conectadas durante nossa viagem nesses trens.

No Japão, país com fibra ótica de última geração que põe, por exemplo, os Estados Unidos no chinelo, o aparelho móvel (iPhone ou Blackberry) impera porque o horário nobre online acontece durante as viagens de trem, pois as pessoas que estão viajando não deixam de se conectarem. Afinal, o Japão não para...

Outro fato que vamos relatar diz respeito ao uso GPS (Sistema de Posicionamento Global) nos aparelhos móveis. No nosso temos este aplicativo. Então, o aparelho mostrava o local onde estava a estação do trem, a porta de entrada, o horário da saída e chegada do trem, o metrô mais próximo a saída da estação e, os restaurantes, que poderíamos almoçar. Impressionante. Mesmo com um idioma totalmente diferente do nosso, ninguém se perdia. Tecnologia de ponta.

Agora, por aqui estamos vivenciando um problema da Jampa Digital. Que coisa... Sem acesso e com muitas desculpas para sua implantação, sem querer entrar em maiores detalhes... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário