Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Praga – República Tcheca

Com aproximadamente 500 km², Praga (Praha) é a capital da República Tcheca, país formado em 1993. Geograficamente está situada no centro da Europa.

Por estar no centro da Europa, Praga atraiu mercadores estrangeiros desde antes dos tempos da escrita. Três grandes dinastias marcaram a história de Praga: Presmíslida, Luxemburgo e Habsburgo.

Durante o reinado do imperador romano-germâmico Carlos IV, a cidade tornou-se grandiosa, maior que Paris e Londres. Este rei sagaz e culto incentivou a fundação e construção de muitas instituições, entre elas a Universidade de Praga, a primeira da Europa Central.

No século 19, Praga viveu o Despertar Nacional, com o surgimento de um intenso fervor cívico. Grandes monumentos foram construídos. Após a Revolução de Veludo, em 1989, Praga começou uma nova história.

As principais atrações de Praga são: Praça da Cidade Velha, Teatro Nacional, Igreja de São Nicolau, Ponte Carlos, Prefeitura da Cidade velha, Palácio e Jardim Wallenstein, Velho Cemitério Judaico, Catedral de São Vito, Castelo de Praga e o Convento de Santa Inês.

Uma atração diferenciada é o Rio Vltava que teve um papel importante na história da cidade, e ao longo dos séculos, inspirou artistas, poetas e músicos. Passeando de barco pelo rio o visitante tem uma vista única de muitos monumentos históricos de Praga.

Cidade Velha: é o coração de Praga, especialmente sua praça central. Sem veículos, exceto umas poucas charretes e rodeada de prédios históricos, a Praça da Cidade Velha é considerada um dos locais públicos mais agradáveis do mundo. Os pontos altos da Cidade Velha são: Casa Municipal, Praça, Prefeitura, Casa do Sino de Pedra, Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn e a Igreja de São Nicolau.

Bairro Judeu: é uma visita obrigatória. Entre suas principais atrações estão os remanescentes históricos preservados nas sinagogas que cercam o Velho Cemitério Judaico, as belas construções em estilo Art Nouveau de ruas mais recentes e as velhas vielas do antigo gueto que levam ao tranqüilo Convento de Santa Inês.

Castelo de Praga e Hradcany: a história de Praga começou com a fundação de uma cidadela no século 9º. O castelo passou várias reformas, principalmente nos reinados de Carlos IV e Vladislau. As principais atrações são: a Basílica e Convento de São Jorge, a Catedral de São Vito, o Palácio real e a Viela Dourada.

Catedral de São Vito. Linda. É o prédio mais bonito de Praga. A catedral guarda as jóias da Coroa e o túmulo do “Bom Rei” Venceslau. Os pontos altos são: Arcobotantes, Capela de São Venceslau e o Portal Dourado.

Ponte Carlos: é o mais conhecido monumento de Praga. Liga a Cidade Velha a Malá Strana (é a parte da cidade que mais se manteve no passado). A ponte está aberta apenas para pedestres. Os destaques da ponte são: Torre da Ponte de Malá Strana (muito bonita), S. João Nepomuceno (relevos na ponte retratam o martírio de São João Nepomuceno) e Santa Lutgarda (estátua considerada a mais notável da ponte).

Cidade Nova: Fundada em 1348 pelo imperador Carlos IV, a Cidade Nova foi cuidadosamente planejada e construída ao redor de três grandes mercados centrais (Mercado de Gado, Mercado de Forragem e Mercado de Cavalos). As principais atrações são: a Praça Venceslau, o Hotel Europa e o Museu Nacional.













Nenhum comentário:

Postar um comentário