Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Funcionários da Disney têm como primeira função criar mundo feliz


MAURÍCIO KANNO
ENVIADO ESPECIAL À DISNEY 
Parte importante do mundo Disney é a manutenção da sensação de que esse é um lugar feliz (e brincalhão). Para isso, os funcionários do complexo têm um papel importante.
Eles costumam se despedir com o bordão "Have a magical day!" (Tenha um dia mágico!), apresentam-se com um "How are you?" (Como vai você?), na tentativa de criar um clima de amizade, de que você está entre amigos nos parques. Parte deles falam com sorrisos e em uma voz melodiosa.
Maurício Kanno/Folhapress
Japonesa Ayumi Takahashi, 22, universitária que trabalha temporariamente como atendente no Magic Kingdom
Japonesa Ayumi Takahashi, 22, universitária que trabalha temporariamente como atendente no Magic Kingdom
Nem todos fazem isso, claro, mas ainda assim pode-se perceber a característica; tanto que é estranho quando o funcionário atende de um jeito neutro e comum.
As garçonetes do restaurante no hotel no hotel Wilderness Lodge falam brincando com as crianças. Os adultos podem ser tratados como crianças, levando bronquinhas e até ganhando comida na boca, se descuidar. Isso pode chegar a irritar alguns, mas o negócio é embarcar no mundo Disney.
Ainda no hotel, no café da manhã, costuma-se promover uma espécie de "cavalgada relâmpago", com cavalinhos de pau oferecidos às crianças.
De fato, uma brasileira que trabalha em um restaurante no parque Magic Kingdom --e não quis se identificar-- explica que realmente, os coordenadores dão um peso importante para a manutenção desse encanto por parte dos funcionários.
"Vocês são responsáveis por manter a imagem daqui", dizem. E os superiores chamam a atenção se a pessoa estiver de mal-humor no dia.
Na verdade, ela chega a dizer até que a orientação é que se priorize cuidar desse clima feliz: esse seria o primeiro "trabalho" dos funcionários. A "função normal" em si, seja na venda de lembranças, comida, atendmento, etc, seria secundária.
O jornalista Maurício Kanno viajou a convite da Walt Disney Parks & Resorts 

Nenhum comentário:

Postar um comentário