Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

Orquestra Villa Lobos neste domingo (15) na Estação Cabo Branco

“Relicário” é o nome do concerto que a Orquestra Villa Lobos de Porto Alegre (RS) fará neste domingo (15), a partir das 19h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A entrada é totalmente aberta ao público.
O concerto inédito e muito especial. Ele tem esse nome porque traz no seu repertório algumas relíquias musicais que ficaram guardadas há algumas décadas. É nesse espírito que a orquestra trará para o público paraibano algumas relíquias musicais da nossa cultura, religiosidade e da vida dos integrantes, reunindo assim composições de Villa Lobos, Vivaldi, Ivan Lins, Milton Nascimento, Lennon e McCartney, Gilberto Gil, Roberto e Erasmo Carlos, Waldir Azevedo, Ary Barroso, Pixinguinha e outros.
A Orquestra é resultado de um trabalho artístico desenvolvido desde 1991, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos de Porto Alegre, em convênio com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, e tem o objetivo de proporcionar as crianças e jovens das comunidades a inclusão social por meio da música. Com um trabalho bastante consolidado no município a orquestra atende mais de 800 pessoas da comunidade de Lomba do Pinheiro, bairro da periferia de Porto Alegre.
O grupo é formado por 42 integrantes, em naipes de flauta doce, cordas (violino e violoncelo), base harmônica (violão, teclado, baixo e cavaquinho) e percussão, sendo acompanhado pelo grupo vocal do projeto. Com dois CD´s gravados e várias premiações a orquestra possui uma intensa agenda artística no município de Porto Alegre e cidades do interior, além de apresentações realizadas em Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Argentina.
CONCERTO DIDÁTICO – No dia 19 de janeiro, quinta-feira, no auditório da Estação Cabo Branco, a Orquestra Villa Lobos estará realizando um concerto didático para alunos do Programa de Erradicação do Trabalho (PETI) e para os estudantes do Lar Fabiano do Cristo. Para este concerto a maestrina Cecília preparou surpresas que irão envolver o público em uma grande interação.
A Orquestra já fez mais de 850 apresentações para público superior a 220 mil pessoas. No currículo da orquestra constam ainda premiações importantes como Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o Prêmio Líderes & Vencedores2009 concedida pela Federasul e Assembleia Legislativa do RGS como Destaque Comunitário e as certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, pelo Prêmio Itaú Unicef 2011 como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade.
A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu em 2010, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação frente à Orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário