Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tokyo – Japão

A capital do Japão situa-se nas margens do rio Sumida ao lado da baía de Tokyo. É uma das cidades mais modernas e excitantes do mundo. O transporte público é moderno e eficiente; a linha Yamonote circunda a cidade, linhas de metrô cruzam todo o perímetro urbano e o shinkasen (trem bala) liga Tokyo ao resto do país.

São diversas as atrações de Tokyo, entre elas se destacam e as quais visitamos foram:

Ginza (“lugar de prata”): neste bairro estão instaladas as lojas que vendem artesanato tradicional, convivem com galerias, lojas de departamentos e o ultramoderno Salão de Amostras da Sony, um dos mais atraentes lugares de compra. Lá também estão localizados o Teatro Nô em Ginza, o Edifício Asahi, e o cruzamento Ginza Yon-Chome, um dos mais movimentados do mundo.

Mercado de Peixes de Tsukiji: é o mercado atacadista central de Tokyo. Os japoneses consumem 30% do atum pescado por ano no mundo. O mercado é um enorme hangar com um labirinto de banquinhas, todas com peixes ainda escorrendo água do mar. Mais de 15 mil donos de restaurantes freqüentam todas as manhãs, exceto nos domingos. Para comprar peixes para seus restaurantes.

Palácio Imperial: O imperador e sua família ainda vivem na parte oeste do Palácio Imperial, reconstruído depois do bombardeio da Segunda Guerra Mundial. O acesso ao público é permitido duas vezes por ano: no Ano Novo e no aniversário do Imperador.

Akihabara: é o bairro dos produtos eletrônicos. Marcas famosas oferecem seus produtos com descontos de 5% a 10% - e até mais. O destaque é a loja Laox.

Santuário Tosho-gu: este complexo é uma das poucas estruturas em Tokyo da era Edo. É muito bonito e bastante visitado pelos japoneses e turistas.

Templo Senjo-ji: conhecido como Asakusa Kannon, é o templo mais sagrado e espetacular da cidade. Os destaques do templo são: O Jardim Dembo-in; Pagode de cinco andares; Portão Kaminarimon; o Pavilhão Principal e o Portão Hozo-mon.

Shinjuku: a maioria dos arranha-céus (e alguns dos terrenos mais caros) de Tokyo se concentra a oeste da estação de Shinjuku. Cerca de 250 mil pessoas trabalham aqui todo dia. Muitos hotéis e prédios de escritórios têm restaurantes na cobertura com vistas da cidade. É neste bairro também que Tokyo se diverte.

Compras em Tokyo: os “tokianos” gostam de fazer compras. A cidade é um paraíso para “fuçar” e comprar, com enormes lojas de departamentos, mercados de rua informais e fascinantes lojas únicas em seu gênero. Agora, tudo é muito caro. O Iene, a moeda japonesa, é a mais valorizada no momento no mundo.

Segurança pessoal e saúde: no Japão, como um todo, o padrão de higiene são tão elevados quanto no Ocidente e as taxas de criminalidade são baixas. A polícia de Tokyo possui uma linha exclusiva para visitantes. A assistência médica em geral é tão boa quanto nos países ocidentais mais desenvolvidos.

Fuso horário: O Japão fica nove horas à frente da Hora Média de Greenwich (GMT) e 12 horas à frente do horário de Brasília. O Japão não adota o horário de verão.

As próximas postagens serão as cidades de Kyoto e Nara.











Nenhum comentário:

Postar um comentário