Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

Nara – Japão

Nara conhecida como Heijo-kyo (cidade da paz) foi fundada em 710 na planície de Yamato. É uma das cidades mais lindas da Ásia e já foi a capital do Japão.

Com montanhas, florestas, templos e alguns dos mais antigos edifícios de madeira, Nara ainda é um símbolo de tranqüilidade. O formato retangular das ruas da cidade, baseada na antiga cidade chinesa Chang-na, mostra a sabedoria dos chineses no que se refere ao planejamento urbano.

Entre as várias atrações de Nara destacamos:

Parque de Nara: com uma área de 526 hectares abriga a maioria dos templos. Mais de 1.000 cervos mansos (shika), considerados mensageiros dos deuses perambulam pelo parque.

Templo Kofuku-ji: chega-se ao templo a partir do lago Sarusawa, por uma escadaria edificada no ano 669. O pagode de cinco andares, de 1436, já foi incendiado cinco vezes. O Salão Dourado do Leste do templo, com várias estátuas valiosas, é da mesma época. Na Casa do Tesouro pode ser admirado um dos mais importantes acervos japoneses de arte budista, com tesouros como uma estátua de Ashura do século 8º.

Grande Santuário Kasuga: são um dos mais conhecidos centros xintoístas. A construção inicial foi concluída em 710, mas de acordo com as normas de pureza e renovação que orientavam as crenças xintoístas, a estrutura, como no grande santuário Ise, é demolida e reconstruída a cada 20 anos. Isso se repetiu 50 vezes ao longo do século, mas a estrutura atual está preservada desde 1863. Na chegada ao santuário e nas passarelas pintadas de vermelho podem ser vistas três mil lanternas de bronze e pedra, que formam um espetáculo esplêndido quando estão todas acessas.

Templo Shin-Yakushi-ji: foi construído pela imperatriz Komyo como oferenda aos deuses, para que curasse os olhos do seu marido. Há várias figuras de Yakushi (encarnação de Amida como o Buda da Cura). É muito bonito e romântico.

Templo Todai-ji: o conjunto Todai-ji consiste de um vasto salão Buda, subtemplos, salões, pagodes e portais de interesse histórico e arquitetônico. Os pontos altos são: Grande Buda Vairocana (a maior imagem de bronze de Buda existente); atrás do Buda existe uma perfuração em uma coluna de madeira. A tradição diz que se alguém conseguir passar por aqui atinge a nirvana; e o Salão de Madeira (o suporte e a armação em vigas no interior deste enorme salão de madeira, construído em 1688-1709, devem ter sido feitos por artesãos do Sul da China. Muito bonito e funcional.









Nenhum comentário:

Postar um comentário