Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Vancouver – Canadá

Vancouver está localizada no Estado de Colúmbia Britânica local privilegiada pela natureza. A paisagem da região é bem diversificada, e compreende desde picos de rocha nua no norte até os prósperos pomares e vinhedos do Okanagan Valley, no sul. A região costeira da Colúmbia Britânica é considerada o ecossistema mais rico do país. As águas da costa Colúmbia Britânica abrigam cinco espécies de salmão: rosa, coho, chinook, sockeve e chum. Visitamos Vancouver em setembro de 2006. Tivemos a oportunidade de conhecer uma fazenda de criação de salmão e saborearmos um delicioso churrasco da espécie.
Vancouver é uma beleza geográfica restrita a poucas cidades do mundo. As montanhas da costa emolduram edifícios com cúpulas de cobre e torres de vidro.
Vancouver tem bairros históricos, jardins exuberantes e parques bem preservados em seus arredores. Uma curta travessia de ferryboat leva até o famoso Pacific Rim National Park, na ilha de Vancouver, a mais importante área de observação de baleias do país.
O centro de Vancouver constitui a área principal. Consiste em uma extensão de terra cercada pelas águas da English Bay. O centro parte da Robson Square. O Stanley Park ocupa a ponta da península, perto do West End. Os bairros históricos de Chinatown e Gastown ficam perto da Main Street, via que corta a cidade de norte a sul.
É muito fácil circular em Vancouver. Como a maior parte do centro fica cercada de água, o amplo sistema de transportes de Vancouver inclui o SeaBus, ônibus e o SkyTrain, um sistema sem condutor que circula acima e abaixo da superfície. João Pessoa podia muito bem adotar este sistema...


Principais atrações turísticas
O SeaBus: é possível ter lindas vistas da baía a bordo do SeaBus, um catamarã que transporta passageiros pela Burrard Intel entre a Waterfront Station e o Lousdale Qualy; em Nort Vancouver.
Harbour Center Tower: é um edifício moderno e alto, famoso por sua torre. Do alto de seus 176 metros, pode-se avistar Victoria, na Ilha de Vancouver.
Canada Place: é uma maravilha arquitetônica à beira da água, com vidros e velas brancas. Abriga um hotel, dois centros de convenções e um terminal de barcos.
Relógio a Vapor: para alguns este é o primeiro relógio a vapor do mundo – construído na década de 1870. Toca a cada 15 minutos na esquina das ruas Water e Gambie.
Water Street: Muito charme esta rua de Gastown. Na rua exibe lâmpadas a gás e pavimentação de pedra, além de lojas, cafés e o famoso relógio.
Science World: é o museu de ciência de Vancouver, o destaque é o famoso cinema Omnimax, situado no alto do domo. Uma enorme tela exibe filmes de vôos por paisagens grandiosas como o Monte Everest e o Grand Canyon.
Chinatown: bairro chinês é mais antigo do que a cidade.
Stanley Park: este magnífico parque de 404 há de natureza, situado a poucos quarteirões do centro, originalmente era o lar dos nativos das tribos musqueam e squamish.
Capilano Suspension Bridge: é um apreciado ponto turístico desde sua fundação em 1889. A ponte fica 70 metros acima do desfiladeiro e traspõe um vão de 137 metros, o que torna uma das maiores do gênero.
Powell Street: é um lugar agradável para fazer compras nas elegantes lojas e pequenas galerias.
Granville Island: é um antigo bairro industrial que reúne diversas lojas, galerias e estúdios de artistas, que ocupam os galpões coloridos com telhas de estanho.



















2 comentários:

  1. Olá Carlos,
    Adorei suas indicações! Estou indo para Vancouver agora em Dezembro, mas certamente encontrarei uma outra realidade nas paisagens uma vez que a cidade já está coberta de neve. As temperaturas estão bem baixas e certaemnte, alguns parques não conseguirei desfrutar como gostaria.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos, gostei muito da sua reportagem sobre Vancouver, vi suas fotos e voltei no tempo pois estive lá em 2004, fiquei 3 meses estudando inglês em uma escola que por sinal dizem ser muito boa, a Eurocentres Language Learning Worldwide. Morei em duas casas mas a segunda sem dúvida foi maravilhosa, pois tudo era praticamente perto, eu ia apé até o Seabus e os ônibus passavam no horário correto.
    Gostaria de voltar e rever uma grande amiga.
    Um abraço

    ResponderExcluir